sexta-feira, 22 de março de 2013

Garça (Ardeidae)

foto tirada dia 08/07/2012 por Lucas Defaveri no pantanal matogrossense

Ardeidae é a família de aves ciconiformes que inclui os socós e as garças (da mesma origem incerta que o espanhol garza; possivelmente de uma forma pré-romana *karkia). Vivem aos bandos, frequentam rios, lagoas, charcos, praias marítimas ou manguezais de pouca salinidade, e se alimentam principalmente de peixes, sapos e outros animais aquáticos. Algumas garças, como a vaqueira, se alimentam de insetos e não possuem relação com ambientes aquáticos.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ardeidae

Border Collie

foto tirada dia 15/11/2012 por Lucas Defaveri em sua casa

Border collie[Nota] é uma raça canina desenvolvida na Grã-Bretanha. Criada para ser de pastoreio, esta raça é relativamente recente, com pouco mais de cem anos desde que foi estabelecido o seu padrão. Apesar disso, sua origem não é precisa e a justificativa é a de que seus ancestrais já atuavam como pastores de rebanhos no século XIV. Sua aparência física considerada rústica é o resultado da preocupação com a sua função pastora, atingida ao longo de cruzamentos seletivos. Popular em seu país de origem, é considerado o cão mais inteligente do mundo, de acordo com o livro de Stanley Coren, A Inteligência dos Cães. Os cães da raca pesam entre 15 a 23 kilos, tem tamanho entre 40 a 55 cm, pelo preto e branco na maioria das vezes e o pelo pode ter de 3 a 7 cm de comprimeto. A raca é facil de adestrar, se apega facilmente ao dono e não gosta de ficar muito preso na corrente. [

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Border_collie


Pica-pau

Foto tirada por Lucas Defaveri dia 08/07/2012 no pantanal matogrossense
O pica-pau, também chamado ipecu, carapina e pinica-pau[1], é uma ave da ordem Piciformes, da família Picidae, de tamanho pequeno a médio, com penas coloridas e, na maioria dos machos, com uma crista vermelha. Suas patas possuem dois dedos voltados para frente e dois dedos voltados para trás, o que lhe auxilia a se agarrar nos troncos de árvores. São muito numerosos no Brasil[2]. Vivem em bosques onde fazem seus ninhos abrindo uma cavidade nos troncos das árvores. Alimentam-se principalmente de larvas de insetos que estão dentro dos troncos de árvores, alargando a cavidade onde se encontram as larvas com seu poderoso bico e introduzindo sua língua longa e umedecida pelas glândulas salivares. Os ninhos são escavados em troncos de árvores o mais alto possível para proteção contra predadores. Os ovos, de 4 a 5, são chocados pela fêmea e também pelo macho durante até 20 dias,
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pica-pau

Tuiuiu(Jaburu)

 Foto tirada dia 08/07/2012 por Lucas Defaveri no pantanal matogrossense

O jaburu (Jabiru mycteria (Lich.)), também conhecido como tuiuiú, tuiuguaçu, tuiú-quarteleiro, tuiupara, rei-dos-tuinins[1], tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), cauauá (no Amazonas) e jabiru (na Região Sul do Brasil), é uma ave ciconiforme da família Ciconiidae. É considerada a ave-símbolo do Pantanal. Pode ser encontrada desde o México até o Uruguai, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai.O jaburu é uma ave pernalta, tem pescoço nu e preto e, na parte inferior, o papo também nu mas vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento e mais de um metro de altura e pesar oito quilogramas. A envergadura (a distância entre as pontas das asas abertas) pode chegar a quase três metros. O bico tem trinta centímetros, é preto e muito forte. A fêmea, geralmente, é menor que o macho. Devido a sua beleza exuberante, chama a atenção de todos os turistas que frequentam o Pantanal.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaburu

 


Maquete ambiental Expo vizinhos 2005

Na aula de hoje dia 22/03/13, analisamos um vídeo  sobre a maquete ambiental  da expo vizinhos 2005, que falava sobre a destruição  do planeta  pela ação humana  e os efeitos deles no nosso dia-a-dia;
Tais como: Destruição da camada de ozônio;
Poluição dos rios matando animais aquáticos;
Morte de animais de varias espécies;
Morte de pessoas por falta de alimentos;
Mas tudo isso esta ocorrendo porque o homem só quer saber de GANHAR DINHEIRO!!! Para isso ele:
Emitiu gazes poluentes contribuindo para o aquecimento global,
Desmatou florestas  e queimou as mesmas,
Poluiu o solo, queimando para limpa-lo, usando produtos químicos,
Poluiu a água, jogando lixo e agrotóxico,
Derrubando arvores para a produção de moveis, carvão, etc,
Mas ele ainda não aprendeu uma coisa, tudo o que ele faz de mal para a natureza ele devolve a ele, terremotos, tsunamis, furacões, enchentes e outros desastres naturais.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Jacaré-do-pantanal

 foto tirada por Lucas Defaveri no pantanal matogrossense dia 08/07/2012


Jacaré-do-pantanal ou jacaré-do-paraguai (nome científico: Caiman yacare) é um jacaré que habita a parte central da América do Sul, incluindo o norte da Argentina, sul da Bolívia e Centro-Oeste do Brasil, especialmente no Pantanal e rios do Paraguai. Em castelhano é chamado yacaré-negro.
Mede entre dois a três metros de comprimento e seu padrão de coloração é bastante variado, sendo o dorso particularmente escuro, com faixas transversais amarelas, principalmente na região da cauda. Mesmo com a boca fechada deixa ver muitos dentes, pelo que é por vezes também chamado jacaré-piranha. A sua dieta é constituída por peixe, moluscos e crustáceos. As fezes desse jacaré servem de alimento para muitos peixes.
Ele põe seus ovos, que podem ser uma quantidade de 20 a 30 dentro de um ninho na mata nos meses de Janeiro a Março. Período de incubação: 70 a 80 dias. A temperatura corporal do jacaré-do-pantanal é de 25 a 30 graus.
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacar%C3%A9-do-pantanal

segunda-feira, 18 de março de 2013

Lagartixa No Colegio

Lagartixa

Foto Tirada próximo a Escola Leonardo Da Vinci Foto Tirada por Lucas Defaveri
Informações Sobre Lagartixa:
Ela come pequenos insetos.
É sempre bem vinda em casas que tenham insetos, pois evita a proliferação de baratas, grilos e até pernilongos.
Algumas lagartixas da Austrália e da Ásia sobrevivem à hibernação e à falta de comida, usando a gordura armazenada nas suas caudas, que se dilatam como balões.
Na natureza vivem geralmente em árvores.
Se se sentem em perigo, deixam a cauda para trás para enganar o predador.
Depois a cauda cresce novamente.
Uma espécie de lagartixa, encontrada em Porto Rico, apresenta uma variação interessante: Ela espalha pedaços de pele de todas as partes do corpo, ou mesmo toda sua cobertura externa, e sai em busca de segurança.

Fonte::http://www.ninha.bio.br/biologia/lagartixa.html


domingo, 17 de março de 2013

 Foto Tirada De Um Sitio No Interior De São Jorge D' Oeste

Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) é uma espécie de tucano nativa do BrasilArgentina e do Paraguai. Tais aves medem cerca de 48 cm de comprimento, possuindo, como o próprio nome popular indica, o bico de cor verde, garganta e peito amarelos e barriga vermelha. Também podem ser conhecidos pelo nome de tucano-de-peito-vermelho. o tucano-de-bico-verde é encontrado em toda a região Sul e Sudeste do Brasil,e também,no sul de Goiás(bem raro na região). Bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. São perseguidos por caçadores pela sua carne. Vive em áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto. Se alimenta de frutos, artrópodes e pequenos vertebrados, sendo que com frequência alimenta-se de filhotes e ovos em ninhos de outras aves. Bota de 2 a 4 ovos, incubados durante 18 dias.

Fonte Wikipedia  http://pt.wikipedia.org/wiki/Tucano-de-bico-verde

sexta-feira, 15 de março de 2013

Blog Da Nossa Professora

Para Mais Informações Acessem O Blog De Nossa Prof  Kali Silene F. de Lara > http://dvzleonardodavinci.blogspot.com.br/

Primeira Aula Pratica Do Ano


Primeira aula Prática dia 08/03/2013




                                         Foonte > http://dvzleonardodavinci.blogspot.com.br/

Inicio Das Atividades 01/03/2013

As atividades do curso iniciaram-se no dia 01/03/2013, a professora Kalli Silene se apresentou, apresentou o projeto, a coordenadora Rosane apresentou varias fotos.
Na segunda aula, que ocorreu no dia 08/03/2013, fomos ao laboratório de química, onde construimos armadilhas para capturar o mosquito da dengue, moscas e outros insetos.
Hoje dia 15/03/2013 criamos este blog, onde estaremos postando algumas atividades que serão realizadas neste projeto