sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cientistas explicam voo de milhares de quilômetros das borboletas monarcas


Pesquisadores descobriram que os insetos não possuem um senso natural de localização, mas usam pontos de referência para se guiar durante migração

Borboleta Monarca, Danaus plexippus
Durante os meses de inverno, as borboletas monarcas costumam migrar das terras mais frias do Canadá e Estados Unidos em direção às regiões mais quentes do México (Thinkstock)
Todos os outonos, milhões de borboletas monarcas (Danaus plexippus) iniciam uma viagem de até 4.000 quilômetros em direção ao sul. Elas saem das regiões mais frias nos Estados Unidos e Canadá em direção a santuários localizados no planalto central mexicano. O mecanismo usado pelas borboletas para se guiar durante seus voos sempre intrigou os cientistas, principalmente porque elas só fazem a viagem uma vez na vida. De acordo com um novo estudo publicado nesta segunda-feira na revista PNAS, elas são capazes de se locomover sem possuir um senso interno de localização, mas se guiando por pontos de referência no solo.NOTICIA RE TIRADA DO SITE:http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-explicam-voo-de-milhares-de-quilometros-das-borboletas-monarcas
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLIOk3yzw6bEsBR6B2M8d0bGZLiDyZAcEVfVvPCW7migv8EgnKtsyIrXcPNXzvpWuetRZu0YccsAIewUlDcVu5XfKz4oTp0_01bz-AOjuMoLYgDY-gG9OmSM9yuUSTqT8lWhF3jG4RL5qT/s400/fases-monarca.jpg

Supermercados vão barrar carne advinda de área desmatada



A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) assinou um acordo com o Ministério Público Federal para informar a origem da carne que vende. Na prática, os supermercados irão orientar as empresas do setor sobre como evitar a compra de fornecedores que praticam crimes ambientais, fundiários ou trabalhistas. Segundo estudo do Imazon, em 2009, 75% da área de floresta desmatada na Amazônia Legal era ocupada pela pecuária.


O documento foi assinado na manhã dessa segunda-feira (25), em Brasília.  Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apresentou a primeira versão do plano de ação da associação. Entretanto, o termo de cooperação técnica não tem prazo para implementação.

Por exemplo, o plano incentiva os supermercados a divulgarem no ponto de venda a origem da carne.

portal da Abras divulgará a relação de produtores que já são parceiros do Ministério Público Federal e os nomes das 92 cidades que participam do programa Municípios Verdes. O portal também publicará a lista de embargos do Ibama.

“Por um lado, isso aumenta o controle e, por outro, fortalece o compromisso das lojas de banir das prateleiras itens de produtores que estejam descumprindo a legislação”, disse o procurador da República Daniel César Azeredo Avelino, coordenador do grupo de trabalho Amazônia Legal.

Segundo o Ministério Público Federal, o acordo amplia os resultados do Programa Municípios Verdes, lançado há dois anos, que reúne um pacote de incentivos aos proprietários rurais e aos municípios que se comprometerem a atuar pela regularização fundiária e ambiental no campo.

Gêneros Fotograficos

 O Fotojornalismo é um ramo da fotografia onde a informação clara e objetiva, através da imagem fotográfica, é imprescindível. Também pode ser considerado uma especialização do jornalismo
Através do fotojornalismo, a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. Essas informações são transmitidas pelo enquadramento escolhido pelo fotógrafo diante do fato, esse tipo de foto é divulgado principalmente em jornais e revistas, bem como pelos portais na internet, o endosso da informação através da fotografia é uma constante.
Retirada de:http://caosinterativo.blogspot.com.br


A Fotografia Científica se caracteriza pela aquisição e utilização de imagens no processo de produção científica. A ciência, como busca o entendimento da realidade, baseia seus métodos em observação  e registro do que se vê ou do que pode ser medido e calculado. Nesse sentido, a  fotografia surge como uma pratica extremamente útil na demonstração do objeto de estudo.Seu uso é constante e em larga escala como forma de apoio às diversas esferas da pesquisa,  mas a fotografia científica não se limita somente à ciência. Ela é utilizada na educação, em empresas, em operações militares, nas artes e outras.
Fotografia Comercial esse tipo de fotografia tem por finalidade mostrar um produto, colocar em evidência suas características do  modo mais claro possível. O fotógrafo que faz esse tipo de foto trabalha com certa liberdade e criatividade.

Fotografia Publicitária é especialmente produzida para a difusão comercial de um produto, independente do suporte escolhido pelo anunciante, que tanto pode ser  a mídia impressa como jornais, revistas, cartazes, out-doors, ou folhetos. Quanto áudio visuais, anuncios  transmitidos pelo cinema ou pela TV, de modo geral, a concepção prévia da imagem é esboçada pelo diretor  de arte da agência que detém a conta do cliente em questão, tem por objetivo oferecer produtos a um futuro cliente.  

  

O adjetivo Amador, quando atribuído a um fotógrafo, pode ter um significado muito vasto. Pessoas que apenas fotografam a sua família e vida, para uso pessoal, consideram-se fotógrafas amadores. Outros fotógrafos amadores chegam a publicar livros, realizar exposições e dedicam uma vida inteira ao estudo da fotografia.
  
IMAGENS EXTRAIDAS DA INTERNET.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Garça (Ardeidae)

foto tirada dia 08/07/2012 por Lucas Defaveri no pantanal matogrossense

Ardeidae é a família de aves ciconiformes que inclui os socós e as garças (da mesma origem incerta que o espanhol garza; possivelmente de uma forma pré-romana *karkia). Vivem aos bandos, frequentam rios, lagoas, charcos, praias marítimas ou manguezais de pouca salinidade, e se alimentam principalmente de peixes, sapos e outros animais aquáticos. Algumas garças, como a vaqueira, se alimentam de insetos e não possuem relação com ambientes aquáticos.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ardeidae

Border Collie

foto tirada dia 15/11/2012 por Lucas Defaveri em sua casa

Border collie[Nota] é uma raça canina desenvolvida na Grã-Bretanha. Criada para ser de pastoreio, esta raça é relativamente recente, com pouco mais de cem anos desde que foi estabelecido o seu padrão. Apesar disso, sua origem não é precisa e a justificativa é a de que seus ancestrais já atuavam como pastores de rebanhos no século XIV. Sua aparência física considerada rústica é o resultado da preocupação com a sua função pastora, atingida ao longo de cruzamentos seletivos. Popular em seu país de origem, é considerado o cão mais inteligente do mundo, de acordo com o livro de Stanley Coren, A Inteligência dos Cães. Os cães da raca pesam entre 15 a 23 kilos, tem tamanho entre 40 a 55 cm, pelo preto e branco na maioria das vezes e o pelo pode ter de 3 a 7 cm de comprimeto. A raca é facil de adestrar, se apega facilmente ao dono e não gosta de ficar muito preso na corrente. [

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Border_collie


Pica-pau

Foto tirada por Lucas Defaveri dia 08/07/2012 no pantanal matogrossense
O pica-pau, também chamado ipecu, carapina e pinica-pau[1], é uma ave da ordem Piciformes, da família Picidae, de tamanho pequeno a médio, com penas coloridas e, na maioria dos machos, com uma crista vermelha. Suas patas possuem dois dedos voltados para frente e dois dedos voltados para trás, o que lhe auxilia a se agarrar nos troncos de árvores. São muito numerosos no Brasil[2]. Vivem em bosques onde fazem seus ninhos abrindo uma cavidade nos troncos das árvores. Alimentam-se principalmente de larvas de insetos que estão dentro dos troncos de árvores, alargando a cavidade onde se encontram as larvas com seu poderoso bico e introduzindo sua língua longa e umedecida pelas glândulas salivares. Os ninhos são escavados em troncos de árvores o mais alto possível para proteção contra predadores. Os ovos, de 4 a 5, são chocados pela fêmea e também pelo macho durante até 20 dias,
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pica-pau

Tuiuiu(Jaburu)

 Foto tirada dia 08/07/2012 por Lucas Defaveri no pantanal matogrossense

O jaburu (Jabiru mycteria (Lich.)), também conhecido como tuiuiú, tuiuguaçu, tuiú-quarteleiro, tuiupara, rei-dos-tuinins[1], tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), cauauá (no Amazonas) e jabiru (na Região Sul do Brasil), é uma ave ciconiforme da família Ciconiidae. É considerada a ave-símbolo do Pantanal. Pode ser encontrada desde o México até o Uruguai, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai.O jaburu é uma ave pernalta, tem pescoço nu e preto e, na parte inferior, o papo também nu mas vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento e mais de um metro de altura e pesar oito quilogramas. A envergadura (a distância entre as pontas das asas abertas) pode chegar a quase três metros. O bico tem trinta centímetros, é preto e muito forte. A fêmea, geralmente, é menor que o macho. Devido a sua beleza exuberante, chama a atenção de todos os turistas que frequentam o Pantanal.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaburu

 


Maquete ambiental Expo vizinhos 2005

Na aula de hoje dia 22/03/13, analisamos um vídeo  sobre a maquete ambiental  da expo vizinhos 2005, que falava sobre a destruição  do planeta  pela ação humana  e os efeitos deles no nosso dia-a-dia;
Tais como: Destruição da camada de ozônio;
Poluição dos rios matando animais aquáticos;
Morte de animais de varias espécies;
Morte de pessoas por falta de alimentos;
Mas tudo isso esta ocorrendo porque o homem só quer saber de GANHAR DINHEIRO!!! Para isso ele:
Emitiu gazes poluentes contribuindo para o aquecimento global,
Desmatou florestas  e queimou as mesmas,
Poluiu o solo, queimando para limpa-lo, usando produtos químicos,
Poluiu a água, jogando lixo e agrotóxico,
Derrubando arvores para a produção de moveis, carvão, etc,
Mas ele ainda não aprendeu uma coisa, tudo o que ele faz de mal para a natureza ele devolve a ele, terremotos, tsunamis, furacões, enchentes e outros desastres naturais.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Jacaré-do-pantanal

 foto tirada por Lucas Defaveri no pantanal matogrossense dia 08/07/2012


Jacaré-do-pantanal ou jacaré-do-paraguai (nome científico: Caiman yacare) é um jacaré que habita a parte central da América do Sul, incluindo o norte da Argentina, sul da Bolívia e Centro-Oeste do Brasil, especialmente no Pantanal e rios do Paraguai. Em castelhano é chamado yacaré-negro.
Mede entre dois a três metros de comprimento e seu padrão de coloração é bastante variado, sendo o dorso particularmente escuro, com faixas transversais amarelas, principalmente na região da cauda. Mesmo com a boca fechada deixa ver muitos dentes, pelo que é por vezes também chamado jacaré-piranha. A sua dieta é constituída por peixe, moluscos e crustáceos. As fezes desse jacaré servem de alimento para muitos peixes.
Ele põe seus ovos, que podem ser uma quantidade de 20 a 30 dentro de um ninho na mata nos meses de Janeiro a Março. Período de incubação: 70 a 80 dias. A temperatura corporal do jacaré-do-pantanal é de 25 a 30 graus.
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacar%C3%A9-do-pantanal

segunda-feira, 18 de março de 2013

Lagartixa No Colegio

Lagartixa

Foto Tirada próximo a Escola Leonardo Da Vinci Foto Tirada por Lucas Defaveri
Informações Sobre Lagartixa:
Ela come pequenos insetos.
É sempre bem vinda em casas que tenham insetos, pois evita a proliferação de baratas, grilos e até pernilongos.
Algumas lagartixas da Austrália e da Ásia sobrevivem à hibernação e à falta de comida, usando a gordura armazenada nas suas caudas, que se dilatam como balões.
Na natureza vivem geralmente em árvores.
Se se sentem em perigo, deixam a cauda para trás para enganar o predador.
Depois a cauda cresce novamente.
Uma espécie de lagartixa, encontrada em Porto Rico, apresenta uma variação interessante: Ela espalha pedaços de pele de todas as partes do corpo, ou mesmo toda sua cobertura externa, e sai em busca de segurança.

Fonte::http://www.ninha.bio.br/biologia/lagartixa.html


domingo, 17 de março de 2013

 Foto Tirada De Um Sitio No Interior De São Jorge D' Oeste

Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) é uma espécie de tucano nativa do BrasilArgentina e do Paraguai. Tais aves medem cerca de 48 cm de comprimento, possuindo, como o próprio nome popular indica, o bico de cor verde, garganta e peito amarelos e barriga vermelha. Também podem ser conhecidos pelo nome de tucano-de-peito-vermelho. o tucano-de-bico-verde é encontrado em toda a região Sul e Sudeste do Brasil,e também,no sul de Goiás(bem raro na região). Bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. São perseguidos por caçadores pela sua carne. Vive em áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto. Se alimenta de frutos, artrópodes e pequenos vertebrados, sendo que com frequência alimenta-se de filhotes e ovos em ninhos de outras aves. Bota de 2 a 4 ovos, incubados durante 18 dias.

Fonte Wikipedia  http://pt.wikipedia.org/wiki/Tucano-de-bico-verde

sexta-feira, 15 de março de 2013

Blog Da Nossa Professora

Para Mais Informações Acessem O Blog De Nossa Prof  Kali Silene F. de Lara > http://dvzleonardodavinci.blogspot.com.br/

Primeira Aula Pratica Do Ano


Primeira aula Prática dia 08/03/2013




                                         Foonte > http://dvzleonardodavinci.blogspot.com.br/

Inicio Das Atividades 01/03/2013

As atividades do curso iniciaram-se no dia 01/03/2013, a professora Kalli Silene se apresentou, apresentou o projeto, a coordenadora Rosane apresentou varias fotos.
Na segunda aula, que ocorreu no dia 08/03/2013, fomos ao laboratório de química, onde construimos armadilhas para capturar o mosquito da dengue, moscas e outros insetos.
Hoje dia 15/03/2013 criamos este blog, onde estaremos postando algumas atividades que serão realizadas neste projeto